sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cosas de las Crónicas de Buenos Aires II

Dias seguintes (19 e 20/09)
E Ramón Carlos, o motorista que levou-me do aeroporto ao hotel estava certo... a capital porteña está cheia de bolivianos, venezuelanos, paraguaios e peruanos; quase nenhum deles com trabalho formal, ou quando os têm são varredores de ruas, limpadores de vitrines das lojas famosas, entregadores de comida em geral e pedintes; a maior parte se vê que não trabalha; as ruas de compras mais famosas, como a Calle Florida, Avenida Corrientes, Córdoba, Calle Lavalle e Suipacha estão abarrotadas de camelôs estendendo seus lençóis pretos nos passeios e colocando bugigangas a vender; ou vendendo café e churros; uma versão argentina de nossa 25 de Março de São Paulo. Na verdade, nem se pode dizer se é piorada ou melhorada. Os imigrantes, como em toda a história, buscam garimpar seu espaço para maior paz e prosperidade. Entre estes que se vê claramente não serem argentinos, crianças descalças e mal cuidadas; tocadores de flautas indígenas peruanas competem por cantadores e dançarinos de tango de rua; uma barulheira; dos argentinos nas ruas, contudo, vê-se também que têm ocupações mais diferenciadas (um pouco) e oficiais: donos de bancas de jornais e tabacarias, floristas são os mais comuns que se encontram nas ruas. Como escrevi ontem, estou hospedado a um quarteirão da Plaza de Mayo, da Casa Rosada e da Catedral de Buenos Aires; estes estrangeiros vendem até comida para pombos. Domingo, após as atividades preliminares do congresso fui à feira de San Telmo (umas 18 horas); fiquei me perguntando como pode caber tanta porcaria numa feira: óculos quebrados, máquinas fotográficas completamente estragadas, talheres velhos (e nem são de prata...) caixas de fósforos de hotéis e restaurantes que talvez nem existam mais, navalhas velhas, escovas de dente usadas, sapatos usados sem o correspondente par, e, pasme, partes de dentaduras e dentes de implante (“de gente que já morreu”, eu pensei); nada achei mesmo de fosse interessante para um presentinho; na rádio de notícias (Continental) em meu mp3, protestos dos comentaristas econômicos com a alta do dólar no Brasil, que repercute no Peso argentino, e fará da chegada primavera e verão mais cara aos argentinos para ir a Santa Catarina... além disso, muitos comentaristas econômicos da mídia em geral criticam o fato de que a Argentina está por demais dependente do Brasil, em uma relação comercial deficitária para a Argentina (obviamente, súper-avitária para o Brasil); ouvi apenas de dois economistas daqui dizerem: “Se a Argentina não comprar do Brasil, vai comprar de quem? Chineses? Europeus? Nós argentinos é que não temos nada e precisamos importar; do Brasil ainda é mais barato...”. Isto me pareceu de bom senso, mas como eu absolutamente nada entendo de comércio exterior, nada a opinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário